top of page

Notícias

Cork_Coral.png

O Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa recebeu o prémio Lady Dorothy Mayer Memorial Trophy no 68º Festival Internacional Cork Choral - Irlanda

CONCURSO NACIONAL DE COMPOSIÇÃO PARA CORO INFANTIL E JUVENIL - ÁGUAS GÉMEAS

Financiamento DgArtes/Ministério Da Cultura, Câmara Municipal De Odemira

Candidaturas até 31 de Agosto de 2023

Unknown.jpeg
5543048_3ZDLe.jpeg
images.png
18º CONCERTO DA SOLIDARIEDADE DO VOLUNTARIADO DO HSM
 
Carta de agradecimento | Publicado 10 Janeiro 2020
DO MOVIMENTO BROTA A MÚSICA em Fátima

Por Teresa Paula Costa | Publicado 3 Janeiro 2020
CORO JUVENIL da UNIVERSIDADE DE LISBOA | 26 NOVEMBRO
 
O'Culto da Ajuda | Publicado 24 Novembro 2019
11º FESTIVAL EUROPEU DE COROS JUVENIS EM BASILEIA
Confirmação de participação | 9 - 13 de Maio de 2018
SELEÇÃO DE ARTIGOS NA IMPRENSA
 
  • Basellandschaftliche Zeitung
  • Basler Zeitung
  • WochenBlatt
  • Oberbaselbieter Zeitung
  • Scheizer Muzikzeitung
  • Neue Fricktaler Zeitung
  • Binninger Anzeiger
  • Volksstimme 
EUROPAISCHES JUNGENDCHOR FESTIVAL
Kathrin Renggli - Festival Director

"We thank you with all our hearts for your being here in Basel. You and your choir have made an essential contribution to the great success of this festival and we hope that you were able take home lasting impressions and important experiences for your future choir work. Thank you as well to those of you who shared their impressions with us in your kind and sometimes very elaborate feedback on your experiences during the festival days..."

unnamed.png
L'EST RÉPUBLICAN

28/04/16

unnamed.png
L'EST RÉPUBLICAN

07/05/16

FRANCE 3

06/05/16

DIÁRIO DO MINHO

20/01/16

 

"Tive o privilégio de ouvir, neste último sábado, dia 16 de Janeiro, aqui em Braga, um excepcional concerto de música coral, que decorreu na renovada capela do seminário da Imaculada Conceição. Cantou o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa, dirigido pela maestrina Erica Mandillo, e acompanhado ao piano, em algumas das peças interpretadas, pelo pianista João Lima, natural de Braga, e senhor, já, de um valioso currículo. O concerto integrou-se nas festividades natalícias. Daí que o programa, na sua quase totalidade, incluísse obras cuja temática é o nascimento do Menino (...)" 

DIÁRIO DO MINHO

10/01/16

Hänsel e Gretel, de Engelbert Humperdinck

SUPER DIVA | RTP

Hänsel e Gretel, a primeira grande ópera para público infantil composta pelo compositor alemão Engelbert Humperdink, a partir do conto dos irmãos Grimm.

Agustín Escolano Benito

Carta de apoio

 

Le felicito por el extraordinario trabajo que viene realizando, a juzgar por la exitosa coreografía y la buena armonización de voces y movimientos con un colectivo tan numeroso. El programa de canciones fue asimismo muy bello.

 

  

SIC Mulher

22/04/2015 

 

 

Programa "Faz Sentido", no canal Sic Mulher. Entrevista (min. 11) e actuação (min. 23)

Crítica - JORNAL DE MAFRA

18/01/2015 

 

 

"...Parte substancial deste espectáculo foi representada pela Messe de Minuit, uma peça musical de Marc-Antoine Charpentier, interpretada com muita mestria pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa dirigido por Luís Almeida. A parte musical ficou a cargo do Ensemble Arabesco (violino, violeta, violoncelo, flauta e órgão). Também o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, dirigido por Erica Mandillo – também mestre em biofísica pela Faculdade de Ciências de Lisboa – mostrou mestria, utilizando uma “nova linguagem em que ao canto se associam a expressão corporal e teatral...”                                                                                                                                   

Crítica de música: paisagens e viagens no Festival Música Viva

CRISTINA FERNANDES 14/12/2013 

 

Coro Juvenil da Universidade de Lisboa: Erica Mandillo (direcção), João Lima (piano), Música portuguesa e finlandesa dos séculos XX e XXI, Lisboa, Teatro São Luiz (Jardim de Inverno), 13 de Dezembro, às 20h. Sala cheia. 4 estrelas.

​O Coro Juvenil da Universidade de Lisboa, com direcção de Erica Mandillo e João Lima ao piano, surpreendeu pela qualidade técnica e artística, pela facilidade com que aborda estilos diversos e subtilezas interpretativas e por uma concepção do concerto como espectáculo que implica um encadeamento fluente das peças, o movimento e a expressão corporal e a memorização integral do repertório.                                                                                                                                      

Kathrin Renggli

Carta de apoio

 

Sou diretora do Festival Europeu de Coros Juvenis de Basileia na Suíça desde 2002. Estamos orgulhosos da nossa reputação como a mais reconhecida plataforma para crianças altamente qualificadas e coros juvenis de toda a Europa.

Eurico Carrapatoso

Compositor

 

O Coro Infantil da Universidade de Lisboa é um insigne órgão humano. Fazendo parte da Universidade de Lisboa, o CIUL faz parte integrante, afinal, do sentido mais lato que se pode sacar ao conceito de universidade, esseâmbito abrangenteda experiência humana, do conhecimento, mas também da cultura da subtileza. Estremeço sempre que vivo a experiência deste extraordinário grupo. Vibro. Eles são sonoros como sinos de bronze, mas ágeis como felinos. E fico muito orgulhoso pelo facto de, caso inédito em Portugal mas tão comum além- Pirinéus, a Universidade de Lisboa acolher no seu seio estes mini-universitários, tão maravilhosos, tão expressivos, tão curiosos, tão comovedores, tão ousados. Maravilha, expressão, curiosidade, comoção, ousadia: valores eternos da maior das universidades que é, afinal, a nossa própria vida. O trabalho de Erica Mandillo com o CIUL, notável ao nível da preparação vocal e artística, exponencia-se ainda no rigoroso trabalho cénico e coreográfico, que deixa sempre uma marca indelével naqueles que têm a felicidade de o conhecer. Música, cena, dança! Estes meninos e meninas começam cedo a sua efectiva experiência universitária ao receberem precocemente a mais doce das experiências artísticas: a obra de arte total. É imperioso que a Universidade de Lisboa continue a convocar este talento puro que tanto encanto tem espalhado no país e no estrangeiro e que preserve esta que é uma das suas marcas de prestígio.

Rui Vieira Nery

Musicólogo

 

Assisti recentemente, no Centro Cultural de Belém, ao concerto “Do Conto à Ópera A Menina Gotinha de Água”, pelo Coro Infantil da Universidade de Lisboa, dirigido pela Maestrina Erica Mandillo. O programa apresentado incluia obras de grande exigência técnica e artística, da autoria de compositores do último meio século como Constança Capdeville, Fernando Lopes-Graça e Miguel Azguime, entre outros, e representava, por isso mesmo, um grande desafio para um coro de crianças e adolescentes. Fiquei impressionado pela qualidade da preparação vocal do coro, pelo rigor da afinação e pela excelente coordenação de conjunto, mas ainda mais pelo à-vontade da movimentação em cena, pela evidente entrega afectiva de todas as crianças ao prazer de fazer música, pela relação de confiança entre a regente os coralistas ou entre estes último no seio do grupo. O CIUL é neste momento, em minha opinião, de longe o melhor coro infantil português e pode rivalizar com qualquer grupo internacional da mesma natureza. Como tal – e para lá dos benefícios evidentes da prática coral para os jovens participantes nesta actividade do ponto de vista da sua sociabilização –, justificam-se inteiramente, mesmo na óptica estrita da qualidade musical segundo padrões profissionais, todas as oportunidades que lhe possam ser dadas de apresentação pública, em repertórios muito variados que podem ir da Música Antiga à Música Contemporânea, e do concerto à Ópera e ao Teatro Musical. Como ex-aluno da Universidade de Lisboa, fico extremamente orgulhoso de ver a minha Escola associada a uma iniciativa de semelhante alcance artístico, educativo e social e faço votos de que o CIUL possa vir a receber todo o apoio necessário à prossecução de uma missão que prestigia a nossa Universidade e a vida musical portuguesa, no seu conjunto.

Lisboa, 8 de Outubro de 2012

Basileia 2012

 

Reportagem sobre a participação do CIUL no Festival de Coros de Basileia, em 2012

Programa Correspondentes de 27 de Maio de 2012

Na Outra Margem 11/12/2012

 

Entre as obras de Fernando Lopes Graça mais vezes apresentadas em concerto estão algumas das que integram o 2º volume do projecto de gravação da totalidade da música coral a capella do compositor, pelos coros Lisboa Cantat e outros grupos corais convidados. Este novo CD (ed. Numérica) inclui as duas Cantatas de Natal e também duas obras para coro infantil, estas últimas pelo Coro Infantil da Universidade de Lisboa. O centro duma conversa com os maestros Erica Mandillo, directora do CIUL, e Jorge Carvalho Alves, director artístico dos dois coros daAssociação Lisboa Cantat - um dos quais, o Coro Sinfónico, vai dirigir num concerto a 18 de Dezembro, no São Luiz Teatro Municipal, que conterá excertos da Primeira Cantata.

 

Miguel Azguime

Compositor Director do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa

 

Ao tentar falar do CIUL deparo-me com a insuficiência de todas as palavras ainda que superlativas para descrever a excelência deste projecto, o seu compromisso extraordinário com a pedagogia, o seu nível artístico sem precedentes entre nós (e que o coloca ao nível dos melhores de todo o mundo), a sua dedicação excepcional à criação musical portuguesa.

Benoît Gibson

Director do Curso de Doutoramento em Música e Musicologia

Universidades de Évora

 

Conheci o Coro Infantil fa Universidade de Lisboa em 2011, no concerto da estreia da ópera A menina gotinha de água do compositor Miguel Azeguime. Desde esse primeiro encontro, todas as actuações do coro às quais assisti confirmaram a minha primeira impressão: o CIUL demonstra qualidades musicais excepcionais e um nível técnico que não fica aquém de outros coros que exercem as suas actividades como profissionais. A seriedade e o empenho com que se apresenta em palco tornam cada concerto um momento musical marcante. Por essas razões e porque se destaca como agrupamento vocal de excelência, recomendo-o fortemente.

José Luís Borges Coelho

Membro do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música

 

Na qualidade de alguém que conta no seu percurso com mais de meio século de envolvimento na actividade coral e se acha, desde 1966, à frente do mesmo grupo – O Coral de Letras da Universidade do Porto (que tem no seu currículo um considerável número de prémios, alcançados em festivais competitivos fora de portas) – apraz-me sobremaneira registar o estado de deslumbramento em que me deixou, das duas vezes que tive o privilégio de presenciar concertos seus, o Coro Infantil da Universidade de Lisboa. Não tenho qualquer espécie de dúvida em declarar, preto no branco, face ao que vi e ouvi, que o Coro Infantil da Universidade de Lisboa é, sob a proficientíssima direcção da minha colega Erica Mandillo, um dos mais entusiasmantes grupos vocais do mundo. Assim mesmo: sem qualquer adjectivo de incidência restritiva.Considero – tenha isso a importância e o peso que tiver - ser do interesse nacional apoiá-lo e por todos os modos promovê-lo. Absolutamente.

Simonetta Luz Afonso

Presidente da Assembleia Municipal

 

Descobri o Coro Infantil da Universidade de Lisboa numa cerimonia oficial na Reitoria da Universidade e fiquei logo deliciada e admirada com a qualidademusical daquelas vozes e o sentido do espetáculo daquelas crianças!

A vida são dois dias

MANUEL PEDRO FERREIRA

 

Dias 22 e 23 de Setembro fui ao Centro Cultural de Belém assistir a dois espectáculos do Festival Música Viva. O primeiro falava de uma “gotinha de água”; o segundo dizia: “Ce désert est faux”. E de facto, fui regado com múltiplos fios de imaginação criativa, despertando as sementes de vida que a rotina do dia-a-dia, o desgosto político ou a contrariedade profissional tendem a secar.

RTP 1

 

Programa Portugal no Coração (RTP 1) com reportagem gravada no último ensaio do CIUL, e entrevista à maestrina Erica Mandillo e ao pianista Joao Lucena e Vale

 

  

bottom of page